Homens-Águia, o caminho para o renovo

17/06/2010 20:07

    A bíblia relaciona muito a águia com a superação. “Os que esperam no Senhor, adquirirão sempre novas forças, tomarão asas como de águia, correrão e não fatigarão, andarão e não desfalecerão.” Is 40:31. E não é para menos, a ave passa em uma fase da vida por um processo de transformação drástico, só assim ela conseguira atingir uma maior qualidade e duração de vida. Com o passar do tempo suas unhas se tornaram curvas, finas e cumpridas, não permitindo que ela agarre com firmeza as presas das quais se alimenta. O seu bico alongado e pontiagudo se curva, de tal modo que se torna praticamente impossível dilacerar os alimentos. Suas penas envelhecidas e pesadas não mais possibilitam a ela voar com agilidade e destreza, transformando o seu vôo antes natural, agora numa tarefa quase impossível.

 
Quando chega nesta etapa da vida a águia tem somente duas decisões a tomar. Ela pode se resignar com a situação e aceitar assim, a morte. Ou enfrentar o doloroso processo de renovação com duração de cento e cinquenta dias. O que você acha que ela escolhe?
 
Ela não se conforma, tem muito trabalho pela frente. Voa para a montanha mais alta que encontrar, passa a bater seu bico contra as rochas a ponto de estraçalhá-lo, arranca todas as suas penas envelhecidas, passa por uma verdadeira renovação.
 
Após o período de renovação tudo é novo na vida dela. Novas unhas nascem, penas majestosas embelezam seu corpo. Tudo o que ela fez foi necessário para poder viver mais trinta e cinco anos, uma vida totalmente renovada.
 
Águias e homens são parecidos. Quando passamos por um processo como esse de renovação em que identificamos as nossas limitações e que precisamos arrancar aquilo que nos impede de crescer como pessoas, encontramos as respostas que reconstruirão as possibilidades de lançar vôos que nos façam voltar a viver com toda a amplidão de uma visão do alto, como uma águia.
 
A leveza, a flexibilidade e capacidade de flutuação nos momentos fortes da vida é que incidirão sobre o câncer que há anos se luta, sobre as frustrações acumuladas, sobre os relacionamentos fracassados, sobre as tentativas esgotadas, sobre a busca de si mesmo. Resguardar, calar, despir e desapegar são verbos construtores de nova realidade quando que por um tempo se tornou um processo de aceitação na entrega do eu diante do que é mais forte que nós mesmos, as vicissitudes da vida.
 
Recomeçar é dizer sim à vida, é acreditar em si mesmo. Que tal dar uma chance?

 

Voltar

Pesquisar no site

Jesus Cristo, Nome de Poder! 100% Jesus... DIREITOS RESERVADOS